SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO (SSVP)
A Sociedade de São Vicente de Paulo (fundada em 1833) a nível mundial, está em 155 países, dos cinco continentes, sendo composta por aproximadamente 800.000 membros e 1,5 milhões de voluntários e colaboradores distribuídos por 48.000 Conferências, e mediante o trabalho caritativo coordenado dos seus membros, apoia cerca de 30 milhões de pessoas.
Os membros da Sociedade denominam-se genericamente por vicentinos (consócias (mulheres), confrades (homens)) e como voluntários não auferem qualquer rendimento da sua atividade sócio caritativa, e estão organizados em grupos tradicionalmente chamados «conferências» (tipo “sucursais" nas comunidades paroquiais, bem como em bairros sociais, escolas, universidades, estabelecimentos prisionais, entre outros).
Estas estão adstritas a Conselho de Zona (análogo a concelhos municipais), estes adstritos aos Conselhos Centrais ou Diocesanos (análogo a distritos) e estes adstritos ao Conselho Nacional e estes adstritos ao Conselho Geral Internacional da SSVP.
A missão da SSVP é criar uma rede de amigos que buscam a santificação, através do serviço ao Pobre e na defesa da justiça social, procurando não só aliviar a miséria, mas também descobrir e solucionar as suas causas. As ações vicentinas visam todos os seres humanos, sem distinção de religião, opinião, cor, origem e raça.
A Sociedade é autónoma da Igreja Católica - não somos da Igreja mas somos Igreja, e somos impelidos pela sua vocação a seguir a Cristo através do serviço aos Pobres.
A Sociedade faz parte da Família Vicentina que ao todo agrega 4,5 milhões de membros e colaboradores, espalhados pelos cinco continentes.
A Sociedade aderiu ao Movimento Católico Mundial pelo Clima, em linha com a encíclica Laudato Sí do Papa Francisco, e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). Participa como membro associado da UNESCO e como consultora especial no Conselho Económico e Social da ONU (ECOSOC).
O vicentino para ver cristo, acolhe o pobre,
Para servir cristo, serve o pobre;
Para amar cristo, ama os indivíduos em situação de pobreza.
Conferências Vicentinas instaladas na Unidade Pastoral de Sintra
Conferência de São Pedro de Penaferrim
Outras ligações de interesse
Conferderação Internacional da Sociedade São Vicente de Paulo
SSVP-Portugal - Sociedade de São Vicente de Paulo
"É tempo de unirmos à palavra a ação e demonstrarmos em obras a vitalidade da nossa fé”.
Beato Antonio Frederico Ozanam