Você está aqui: Entrada / Unidade Pastoral de Sintra / Organização Pastoral / Pastoral Social / Conferências de São Vicente de Paulo / Conferência de São Pedro de Penaferrim

Conferência de São Vicente de Paulo

logo_csvp

A Sociedade de São Vicente de Paulo

Vicente de Paulo foi um sacerdote católico francês, nascido em 1581, faleceu em 1660 e foi declarado santo pelo Papa Clemente XII em 1737. Inspirado pelo seu amor a Deus e aos pobres, S. Vicente de Paulo foi o criador de muitas obras de amor e caridade. A sua vida é uma história de doação aos irmãos pobres e de amor a Deus.
vicentepaulo
A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), também conhecida por Conferências de São Vicente de Paulo ou Conferências Vicentinas, é um movimento católico de leigos que se dedica, sob o impulso da justiça e da caridade, à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente mais desfavorecidos, mediante o trabalho coordenado de seus membros.
ozanan
As Conferências Vicentinas tiveram o seu início nos bairros humildes de Paris em 1833, devido à dedicação de Frederico Ozanan, que inspirou a sua obra na missão caritativa de S. Vicente de Paulo. A acção humilde de Ozanan e dos seus companheiros, que silenciosamente levavam aos marginalizados, além do pão, uma palavra de alento e esperança, de acordo com os ditames do Evangelho, teve grande reflexo na sociedade da época, o que motivou a que dentro de pouco tempo as Conferências se difundissem por toda a Europa e volvido pouco mais de meio século já estavam vastamente implantadas em Portugal.

A Conferência de S. Pedro de Penaferrim

A Conferência de S. Vicente de Paulo de S. Pedro de Penaferrim é, assim, uma instituição de caridade, que tem por fim servir os pobres e os mais carenciados das nossas comunidades, procurando apoiá-los naquilo que for necessário. Não obstante a sua génese e localização em S. Pedro de Sintra desde 17 de Abril de 1952, a Conferência desenvolve a sua atividade em toda a área de Sintra e não apenas naquela freguesia/paróquia, estando portanto disponível para ajudar os mais necessitados de toda a Unidade Pastoral de Sintra.

Atendimento:
  • Banco de Roupa : terças-feiras, das 14.30h-16.00h (recepção e oferta)

• Banco Alimentar : terças-feiras, das 15.00h-16.00h

Como Ajudar: