Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Entrada / Sacramentos / Crisma

Crisma

O SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO

Quando os apóstolos estavam em Jerusalém ouviram dizer que a Samaria recebera a Palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João. Quando chegaram lá, rezaram pelos samaritanos para que recebessem o Espírito Santo que ainda não tinha descido sobre eles. Apenas tinham sido baptizados em nome do Senhor Jesus. Então impunham-lhes as mãos e eles recebiam o Espírito Santo” (Act 8, 14-17)
A Confirmação completa a graça baptismal, ela é o sacramento que dá o Espírito Santo, para nos enraizar mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais solidamente em Cristo, tornar mais firme o laço que nos prende à Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudar-nos a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada das obras.
A Confirmação, tal como Baptismo, imprime na alma do cristão um sinal espiritual ou carácter indelével; é por isso que só se pode receber este sacramento uma vez na vida.
No Oriente, este sacramento é administrado imediatamente a seguir ao Baptismo e é seguido de participação na Eucaristia; esta tradição põe em relevo a unidade dos três sacramentos da iniciação cristã. Na Igreja latina, este sacramento é administrado quando se atinge a idade da razão e ordinariamente a sua celebração é reservada ao bispo, significando assim que este sacramento vem robustecer o vínculo eclesial.
O candidato à Confirmação, que atingiu a idade da razão, deve professar a fé, estar em estado de graça, ter a intenção de receber o sacramento e estar preparado para assumir o seu papel de discípulo e testemunho de Cristo, na comunidade eclesial e nos assuntos temporais.
O rito essencial da Confirmação é a unção com o santo crisma na fronte do baptizado (no Oriente também noutros órgãos dos sentido), com a imposição das mãos do ministro e as palavras “accipe signaculum dono Spiritus Sancti – Recebe por este sinal o Espírito Santo, o Dom de Deus” (no rito Romano) ou “Signaculum doni Spiritus Sancti – Selo do dom que é o Espírito Santo” (no rito Bizantino).
Quando a Confirmação é celebrada separadamente do Baptismo, a sua ligação com este sacramento é expressa, entre outras coisas, pela renovação dos compromissos baptismais. A celebração da Confirmação no decorrer da Eucaristia contribui para sublinhar a unidade dos sacramentos da iniciação cristã.

 (Fonte: Catecismo da Igreja Católica, Nº 1315 a 1321)

 

Preparação para o Crisma na nossa Unidade Pastoral:

De acordo com a idade poderá inscrever-se num dos seguintes grupos da paróquia:

- Catequese da Infância e Adolescência

- Grupo de Jovens

- Catequese para a Iniciação Cristã de Adultos

 

Links

Unidade Pastoral de Sintra, Igreja de S. Miguel, Avª Adriano Júlio Coelho (Estefânia), 2710-518 SINTRA

Telf: 219 244 744 EMail: sao.miguel@paroquias-sintra.pt