Casamento
O SACRAMENTO DO MATRIMÓNIO
Ensina o Catecismo da Igreja Católica (nn. 1601ss):
«O pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole, entre os baptizados foi elevado por Cristo Senhor à dignidade de sacramento» (CIC can. 1055. § 1) .
«A íntima comunidade da vida e do amor conjugal foi fundada pelo Criador e dotada de leis próprias [...]. O próprio Deus é o autor do matrimónio» (II Concílio do Vaticano, Const. past. Gaudium et spes, 48). A vocação para o matrimónio está inscrita na própria natureza do homem e da mulher, tais como saíram das mãos do Criador. O matrimónio não é uma instituição puramente humana, apesar das numerosas variações a que esteve sujeito no decorrer dos séculos, nas diferentes culturas, estruturas sociais e atitudes espirituais. Tais diversidades não devem fazer esquecer os traços comuns e permanentes.
O Apóstolo Paulo diz-nos: «Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e Se entregou por ela, a fim de a santificar» (Ef 5, 25-26): e acrescenta imediatamente: «"Por isso o homem deixará o pai e a mãe para se unir à sua mulher e serão os dois uma só carne". É grande este mistério, digo-o em relação a Cristo e à Igreja» (Ef 5, 31-32).
Toda a vida cristã tem a marca do amor esponsal entre Cristo e a Igreja. Já o Baptismo, entrada no povo de Deus, é um mistério nupcial: é, por assim dizer, o banho de núpcias (Cf. Ef 5, 26-27) que precede o banquete das bodas, a Eucaristia. O Matrimónio cristão, por sua vez, torna-se sinal eficaz, sacramento da aliança de Cristo com a Igreja. E uma vez que significa e comunica a graça desta aliança, o Matrimónio entre baptizados é um verdadeiro sacramento da Nova Aliança (Cf. Concílio de Trento, Sess. 24ª. Doctrina de sacramento Matrimonii: DS 1800; CIC can. 1055, § I).
Preparação para o Matrimónio na nossa Unidade Pastoral:
- Os noivos que desejam celebrar o seu matrimónio devem iniciar o processo religioso na paróquia de residência da noiva. Caso seja uma das paróquias da Unidade Pastoral de Sintra, podem contactar o nosso cartório.
- Se desejarem que a celebração seja numa das igrejas da Unidade Pastoral, deverão marcar, quanto antes, no cartório a data e hora da celebração.
- Podem frequentar os encontros do Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM) em qualquer paróquia que os realize. Podem consultar as datas e lugares da realização de CPM perto de Sintra...
- É recomendável que os noivos preparem o ritual do matrimónio, em diálogo com o sacerdote ou diácono que presidir à celebração. Para isso podem consultar alguns textos relativos ao matrimónio...
- Será também conveniente que escolham os cânticos.
Depois de celebrado o matrimónio...
- Os casais têm ao seu dispôr grupos e iniciativas de pastoral familiar. Caso estejam interessados em participar, podem contactar um dos sacerdotes.
- Na nossa Unidade Pastoral temos, por exemplo, as Equipas de Casais de Nossa Senhora.
- Fora da Unidade Pastoral, há outros movimentos familiares e outras oportunidades de formação, nomeadamente sobre planeamento familiar natural (por exemplo o Movimento de Defesa da Vida, Tel. 217994530; a Fundação Família e Sociedade, Tel: 213138350).
No aniversário do Matrimónio...
- As bodas de prata, de ouro e de diamante podem ser celebradas integradas na Eucaristia paroquial, ou em celebração própria. Deverão ser marcadas no cartório. Podem consultar o texto do ritual das bodas...
- Noutros aniversários, o casal pode se desejar, marcar no cartório uma intenção pelo seu matrimónio numa das missas paroquiais.