Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Entrada / Unidade Pastoral de Sintra / Organização Pastoral / Pastoral Social / Conferência de São Vicente de Paulo

Conferência de São Vicente de Paulo

logo_csvp

 

 

A Sociedade de São Vicente de Paulo
 
 
Vicente de Paulo foi um sacerdote católico francês, nascido em 1581, faleceu em 1660 e foi declarado santo pelo Papa Clemente XII em 1737. Inspirado pelo seu amor a Deus e aos pobres, S. Vicente de Paulo foi o criador de muitas obras de amor e caridade. A sua vida é uma história de doação aos irmãos pobres e de amor a Deus.
vicentepaulo
A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), também conhecida por Conferências de São Vicente de Paulo ou Conferências Vicentinas, é um movimento católico de leigos que se dedica, sob o impulso da justiça e da caridade, à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente mais desfavorecidos, mediante o trabalho coordenado de seus membros.
ozanan
As Conferências Vicentinas tiveram o seu início nos bairros humildes de Paris em 1833, devido à dedicação de Frederico Ozanan, que inspirou a sua obra na missão caritativa de S. Vicente de Paulo. A acção humilde de Ozanan e dos seus companheiros, que silenciosamente levavam aos marginalizados, além do pão, uma palavra de alento e esperança, de acordo com os ditames do Evangelho, teve grande reflexo na sociedade da época, o que motivou a que dentro de pouco tempo as Conferências se difundissem por toda a Europa e volvido pouco mais de meio século já estavam vastamente implantadas em Portugal.
   

A Conferência de S. Pedro de Penaferrim

A Conferência de S. Vicente de Paulo de S. Pedro de Penaferrim é, assim, uma instituição de caridade, que tem por fim servir os pobres e os mais carenciados das nossas comunidades, procurando apoiá-los naquilo que for necessário. Não obstante a sua génese e localização em S. Pedro de Sintra desde 17 de Abril de 1952, a Conferência desenvolve a sua atividade em toda a área de Sintra e não apenas naquela freguesia/paróquia, estando portanto disponível para ajudar os mais necessitados de toda a Unidade Pastoral de Sintra.

Atendimento:
  • Banco de Roupa : segunda-feiras das 14.30h-15.30h (recepção e oferta)
  • Banco Alimentar : 2°, 3 e 4 terças feiras do mês, das 15.00h -15.30h (só para a Paróquia de São Pedro. As Paróquias de São Martinho e de Santa Maria e São Miguel são apoiadas a nível alimentar pela S. Casa da Misericórdia de Sintra e pela Cruz Vermelha).
 
Como Ajudar:

 

Mais informação:

 

Contactos:

Morada: Largo da Igreja, 3
S. Pedro de Sintra
2710-487 SINTRA
Tlm: 912192999
email: conf.vicentina.penaferrim@gmail.com

 

Links

Unidade Pastoral de Sintra, Igreja de S. Miguel, Avª Adriano Júlio Coelho (Estefânia), 2710-518 SINTRA

Telf: 219 244 744 EMail: sao.miguel@paroquias-sintra.pt