Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Entrada / Unidade Pastoral de Sintra / Organização Pastoral / Pastoral Social / Conferências de São Vicente de Paulo / Conferência de Santa Maria / Santa Maria de Sintra - Relatório de Actividades de 2025

Santa Maria de Sintra - Relatório de Actividades de 2025

 

No ano de 2025, Santa Maria de Sintra (Conferência Vicentina) contou com uma equipa multidisciplinar de 6 vicentinos (4 consócias e 2 confrades), 2 colaboradoras/es, e um Assistente Espiritual (Padre Jorge Doutor) que promove de forma voluntária Serviço Sócio Caritativo [1] no âmbito do Serviço Social Católico [2] de proximidade e/ou de retaguarda.

Santa Maria de Sintra no ano de 2025 entregou cerca de 5.425 respostas sócio caritativa não alimentares a 285 reclusos e reclusas, e 1 iniciativa intramuros - Brincar com Sentido - Play Room, 3 Palestras no âmbito da Academia para a Família, com foco nos Indivíduos (Reclusos Carenciados [3]), famílias (ou comunidades) vulneráveis, excluídas ou descartadas.

Quando não temos proximidade suficiente ou quando é necessário colmatar ou complementar competências e recursos, recorremos, no respeito pelo princípio da subsidiariedade, a parcerias com a Rede Caritativa [4] e, caso se aplique, com os Stakeholders Sociais [5], sempre com o objectivo de transformar vidas e promover a justiça social.

ACTIVIDADE CARITATIVA NOS ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS

No âmbito da nossa valência de apoio aos reclusos e às suas famílias, temos protocolados um conjunto de serviços intramuros com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) - Ministério da Justiça, Estabelecimentos Prisionais de Sintra, do Linhó, da Carregueira e Tires (este último pontualmente).

Encontra-se atualmente em curso o processo de formalização de protocolos no âmbito do Fazer Família - Família não é apenas o que se é, é sobretudo o que se vai construindo” com vários Estabelecimentos Prisionais a nível nacional, em articulação com a DGRSP.

 

VALÊNCIA 1. RESPOSTAS SÓCIO-CARITATIVAS AOS RECLUSOS E ÀS SUAS FAMÍLIAS

ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE SINTRA

- Campanhas + Conforto 2025 (Reclusos carenciados) Não se trata apenas de roupa, calçado ou higiene, mas de dignidade, cuidado e humanidade cristã” : (1) Roupa e Calçado Desportivo - entregamos cerca de 760 donativos em roupa interior de inverno (meias, cuecas, camisolas interiores de inverno, pijamas), o que permitiu fazer 150 kits. (2) Produtos de higiene pessoal, entregamos cerca de 2.356 apoios (laminas de barbear, sabonetes, cremes para a barba,  gel de banho, champô, pastas de dentes, escovas de dentes), o que permitirá fazer 700 kits de produtos de higiene. Os produtos das campanhas foram angariados junto da Rede Caritativa - Paróquias da Vigararia de Sintra e duas caixas de meias do Stakeholder Social - Rotary Club de Sintra.

 

- Lanche dos Carenciados – Participação lanche o que prmitiu estabelecer contacto direto com alguns dos 120 reclusos carenciados, promovendo proximidade, escuta ativa e identificação de necessidades emergentes.

 

- Campanhas Diferenciadas 2025 - Doação de Roupa. Foram doados e entregues 260 apoios de roupa usada, proveniente da Rede Caritativa - Paróquias da Vigararia de Sintra, 40 apoios em roupa e ténis de homem provenientes dos Hotéis associados ao Stakeholder Social - Associação de Turismo de Cascais, e 760 apoios em calças de ganga, camisolas, roupa e calçado desportivo provenientes do Stakeholder Social - Ultriplo.

 

- Campanhas Diferenciadas 2025 - lençóis, atoalhados e edredões. Foram doados e entregues 150 lençóis de cama; 80 capas de edredão ; 80 fronhas; 50 toalhas de rosto, 50lençóis de banho , provenientes do Stakeholder Social - ELIS, por meio do Rotary Club de Sintra.

 

- Campanhas Diferenciadas 2025 - TVs, e Rádios. Foram doados 35 apoios em livros em língua estrangeira e TVs e rádios, provenientes da Rede Caritativa - Unidade Pastoral de Sintra.

 

- Rastreio de Acuidade Visual - foi iniciado o rastreio visual no EP de Sintra, para cerca de 230 reclusos, em parceria com o Stakeholder Social - Império da Visão / Conselheiros da Visão. Os reclusos carenciados terão comparticipação financeira (Rede Caritativa e Stakeholders Sociais) na aquisição de armações e lentes.

 

- Fazer Família “Família não é apenas o que se é, é sobretudo o que se vai construindo” - Encontra-se em fase de conclusão a instalação do Play Room, projeto financiado pelo Stakeholder Social - União de Freguesias de Sintra.

 

+ Próximo Família Cuidar da família, mesmo na adversidade, é ´esperançar´, uma força que transforma realidades.”- Prestamos apoio a várias famílias de reclusos, tendo sido três acompanhadas de forma direta e em proximidade, e as restantes apoiadas através de articulação com a Rede Caritativa. Estas são sinalizadas no acolhimento, aquando das visitas dos familiares aos reclusos, das Técnicas/os Superiores dos Serviços de Acompanhamento de Execução de Penas (SAEP) das Técnicas/os Superiores dos Serviços de Reinserção Social (ligação EP - sociedade) (SRS) e dos Capelães. A ajuda alimentar tem sido complementada pelo parceiro da Rede Caritativa - Conferência de São Pedro de Sintra.

 

- Saída Digna Responder com dignidade à saída do recluso é transformar o fim da pena no início de uma nova vida com propósito, responsabilidade e esperança.”- envolveu-se o Conselho Metropolitano de Fortaleza (Sociedade São Vicente de Paulo, Brasil) para acolher um recluso brasileiro no aeroporto, encaminhá-lo ao terminal de autocarros e pagar a deslocação até sua casa, esta despesa foi suportada por Santa Maria de Sintra.

 

ESTABELECIMENTO PRISIONAL DO LINHÓ

- Campanhas Diferenciadas 2025 - lençóis, atoalhados e edredões, foram doados e entregues 75 lençóis de cama, 60 capas de edredão, 60 Fronhas, 50 toalhas de rosto, 50 lençóis de banho, provenientes do Stakeholder Social - ELIS, por meio do Rotary Club de Sintra.

 

ESTABELECIMENTO PRISIONAL DA CARREGUEIRA

- Programa 321 (Three To One - Reabilitação, Reinserção e Ressocialização do Recluso). Apoio a um recluso com o parceiro da Rede Caritativa - Cáritas Diocesana de Beja.

 

- Campanhas Diferenciadas 2025 - lençóis, atoalhados e edredões, foram doados e entregues 75 lençóis de cama, 60 capas de edredão, 60 Fronhas, 50 toalhas de rosto, 50 lençóis de banho, provenientes do Stakeholder Social - ELIS, por meio do Rotary Club de Sintra.

 

ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE TIRES

- Campanhas Diferenciadas 2025 - Doação de Roupa. Foram doados e entregues 90 apoios de  roupa e ténis de mulher oriundos dos Hotéis associados ao Stakeholder Social - Associação de Turismo de Cascais.

 

VALÊNCIA 2. RESPOSTAS SÓCIO-CARITATIVAS ÀS FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE LUTO (exclusivo Unidade Pastoral de Sintra) “ A perda de um ente querido leva ao sofrimento, aflição, culpa, ira, ansiedade, depressão, ou outras experiências mais doentias e destruidoras.

 

- Cuidar do Luto - Prestou-se apoio a uma viúva através da disponibilização e instalação de um esquentador, garantindo condições básicas de habitabilidade e segurança na sua residência.

 

- Orar pelos defuntos - Manutenção da informação disponibilizada nas Casas Mortuárias da UPS.

 

VALÊNCIA 3. RESPOSTAS SÓCIO-CARITATIVAS ÀS FAMÍLIAS DA COMUNIDADE (exclusivo Unidade Pastoral de Sintra) “ O impacto sistémico e intergeracional da pobreza sobre a vida familiar pode gerar situações de marginalidade e desajustamento social”

 

- Campanhas + Conforto 2025 (Reclusos carenciados) - Produtos de higiene pessoal, entregamos mais de 90  itens (cremes de barbear, amostras …) que não entram nos Estabelecimentos Prisionais, à Conferência de São Pedro de Sintra e ao Gota a Gota. A roupa feminina e camisas foram doadas à Loja Solidária (da UPS).

 

- Cuidar da Comunidade- Procedeu-se à entrega de um computador portátil a um ex-recluso do Estabelecimento Prisional de Sintra, atualmente em percurso académico, por forma a viabilizar a realização dos seus trabalhos e atividades curriculares. Este equipamento foi doado pelo Stakeholder Social - ENTRAJUDA / Banco de Bens Doados.

 

- Campanha Cáritas no Pingo Doce (promovido pela Caritas Diocesana de Lisboa) que decorreu em dois dias no  Pingo Doce da Portela de Sintra. Os bens doados foram complementar o cabaz alimentar das famílias que apoiamos.  No entanto, doamos um dia da campanha à Conferência de São Pedro do Algueirão, que tem dificuldades em angariar bens alimentares para as famílias que apoia.

 

- ACADEMIA DA FAMÍLIA - Promovemos a realização de três palestras na IV Feira da Saúde e Bem-Estar de Sintra: “A Brincadeira no Reino da Afetividade” (Drª. Mafalda Santos), “O Digital chegou. E Agora?” (Enfermeira Rita Brites) e “O serviço sócio caritativo de Santa Maria de Sintra” (Engº Carlos Macias).  Esta feira é realizada pelo Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário de Sintra. 

 

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

- Participação na ação de formação no âmbito do “Probation”, promovida pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e pela Aproximar – Cooperativa de Solidariedade Social, que reuniu diversas entidades nacionais e internacinais ligadas à área da Reinserção Social (probation), com o objetivo de partilhar experiências, consolidar boas práticas e reforçar sinergias interinstitucionais - Confederação Europeia de Probation (CEP) e a COPPER – Confederation of Probation and Community Reintegration; Voluntários de diversas instituições que intervêm no âmbito da probation, enquanto Community-Based Organizations. A iniciativa contribuiu para o fortalecimento da cooperação institucional e para a qualificação da intervenção em contexto de reinserção social.

 

- Participação na acção de formação ONLINE promovida pela Fundação Aga Khan - Elaboração de Projetos (Sociais), dirigida a  organizações da sociedade civil e do poder local, e a técnicos e profissionais do Concelho de Sintra.

 

- O Presidente de Santa Maria de Sintra, participou como orador no Encontro Nacional da Pastoral Penitenciária de Portugal, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, tendo intervindo na mesa-redonda: "Sinais de Esperança nas Prisões Partilhas de projetos inspiradores (ex.: educação, reinserção, família)”.

 

- Participação na acção de formação ONLINE promovida pela  CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Avaliação de Impacto Social (AIS).

 

- Participação no evento formativo promovido pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e pela Aproximar – Cooperativa de Solidariedade Social - Voluntariado na Justiça- novas áreas de intervenção.

 

- Participação na formação promovida pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e pela Aproximar – Cooperativa de Solidariedade Social - Gestores de Organizações Promotoras de Voluntariado em Meio Prisional (OPV).

 

PARCERIAS

No âmbito da Rede Caritativa:

CONFERÊNCIAS VICENTINAS em geral, pelo apoio na ajuda em proximidade às famílias dos reclusos.

CONSELHO METROPOLITANO DE FORTALEZA (Sociedade São Vicente de Paulo, Brasil) pelo apoio na ajuda em proximidade aos reclusos (Saída Digna).

CONFERÊNCIA DE SÃO PEDRO DE SINTRA, pelo apoio alimentar na ajuda em proximidade às famílias dos reclusos.

PARÓQUIAS DA VIGARARIA DE SINTRA, doação de produtos nas Campanhas + Conforto (reclusos carenciados).

LOJA SOLIDÁRIA da UPS, na doação de roupa e calçado a famílias de reclusos e da comunidade.

GOTA A GOTA, grupo de ação social da paróquia de Santa Maria  e São Miguel.

CARITAS DIOCESANA DE BEJA - complementar competências, formas, meios e/ou recursos, no apoio aos reclusos e às suas famílias (onde quer que estas residam).

CONFIAR - complementar competências, formas, meios e/ou recursos, no apoio aos reclusos e às suas famílias dos EP instalados no território de Sintra e Cascais

 

No âmbito dos Stakeholders Sociais

CAMARA MUNICIPAL DE SINTRA, no apoio diverso à nossa ação nos Estabelecimentos Prisionais de Sintra e Carregueira.

UNIÃO DE FREGUESIAS DE SINTRA, no apoio financeiro à nossa ação no Estabelecimento Prisional de Sintra

CAMARA MUNICIPAL DE CASCAIS, no apoio diverso à nossa ação no Estabelecimento Prisional do Linhó.

ELIS no apoio nas Campanhas Diferenciadas 2025 - lençóis, atoalhados e edredões

ENTRAJUDA, e BENS DOADOS para no decurso da nossa ação, podermos ter acesso ao Banco de Bens Doados (produtos de higiene) e ao Banco de Equipamentos (eletrodomésticos).

ASSOCIAÇÃO DE TURISMO DE CASCAIS - doação de roupa, calçado e têxteis dos Hotéis associados, para os reclusos carenciados dos Estabelecimentos Prisionais que apoiamos.

ULTRIPLO - para no decurso da nossa ação, podermos doar roupa e calçado aos reclusos carenciados dos Estabelecimentos Prisionais que apoiamos.

BUS - Bens de Utilidade Social -, para no decurso da nossa ação, podermos ter acesso a bens, entre outros, mobiliário e eletrodomésticos.

IMPÉRIO DA VISÃO / CONSELHEIROS DA VISÃO no âmbito do Rastreio de Acuidade Visual e consequente consulta de optometria e oftalmologa (com prescrição), armações e lentes.

ROTARY CLUB DE SINTRA na intermediação de apoios com Stakeholders Sociais.

 

No âmbito institucional:

Santa Maria de Sintra é parte integrante do Fórum da Justiça - Voluntariado na Justiça, promovido pela Confederação Portuguesa do Voluntariado.

Banco Local de Voluntariado de Sintra (BLVS, da Câmara Municipal de Sintra), que nos apoia com o seguro de acidentes pessoais obrigatório para todos os voluntários, estando assim a Conferência em conformidade com a Lei nº 71/98.

APROXIMAR CRL - integrando a Rede UpFamilies (programa para famílias de reclusos/as) e promoção de formação na área do Probation.

CASES, no âmbito da formação e voluntariado.

Acção Social da União das Freguesias de Sintra.

Conselho Local de Ação Social (CLAS) da Câmara Municipal de Sintra.

 

———

[1] O Serviço Sócio-Caritativo é o enquadramento global e estruturante. Define a missão, os princípios éticos, a metodologia de intervenção e a articulação com a comunidade e os stakeholders sociais. Traduz a caridade organizada, contínua e responsável, orientada para a promoção da dignidade humana, a justiça social e o desenvolvimento integral da pessoa, indo além da assistência imediata.

[2] O Serviço Social Católico é a expressão organizada e institucional da caridade cristã no âmbito da intervenção social, orientada pela Doutrina Social da Igreja e centrada na promoção integral da dignidade da pessoa humana.

[3] Reclusos Carenciados, são pessoas privadas de liberdade que apresentam vulnerabilidade relativa (temporária, varia com o contexto e tempo) ou absoluta (permanente e estrutural, e possivelmente irreversível) numa ou mais dimensões da pobreza, a económica (falta recursos financeiros e bens), a social (exclusão, marginalização da sociedade, falta de acesso), a espiritual (falta de propósito de vida) ou a corporal (falta de saúde física ou mental) e desta forma descartados pela família e amigos e excluídos da sociedade em geral. Neste contexto  necessitam de apoio estruturado para garantir condições mínimas de dignidade e preparação para a sua reabilitação, reinserção e ressocialização.

[4] A Rede Caritativa pode ser composta por Conferências da SSVP e Ramos da Família Vicentina, a Igreja Católica e os seus Grupos e Movimentos de Ação Sócio Caritativa (como a Cáritas), outras confissões religiosas, bem como, entidades do estado ou entidades ou instituições privadas ou não governamentais (ONG).

[5] Stakeholders sociais são os indivíduos, grupos ou organizações, entidades (Ministério da Justiça - DGRSP, Direções dos EP, dos Técnicas/os Superiores Serviços de Acompanhamento de Execução de Penas e Serviços de Reinserção Social (ligação EP - sociedade), e Capelães), que são afetados, influenciam ou têm interesse direto ou indireto nas atividades, decisões e impactos sociais de uma organização, projeto ou política pública. No planeamento estratégico e na gestão pública ou social, a identificação e envolvimento dos stakeholders sociais é essencial para garantir legitimidade, impacto sustentável, coesão social e criação de valor público.

 

Links

Unidade Pastoral de Sintra, Igreja de S. Miguel, Avª Adriano Júlio Coelho (Estefânia), 2710-518 SINTRA

Telf: 219 244 744 EMail: sao.miguel@paroquias-sintra.pt