Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Entrada / Unidade Pastoral de Sintra / Organização Pastoral / Pastoral Social / Conferências de São Vicente de Paulo / Conferência de Santa Maria / Conferência de Santa Maria de Sintra - Relatório de Actividades de 2024

Conferência de Santa Maria de Sintra - Relatório de Actividades de 2024

 

No ano de 2024 a Conferência de Santa Maria de Sintra contou com uma equipa multidisciplinar de 7 vicentinos (4 consócias e 3 confrades), 3 colaboradoras/es, e um Assistente Espiritual (Padre Jorge Doutor) que promove de forma voluntária serviço caritativo e social católico de proximidade e/ou de retaguarda.

A Conferência no ano de 2024 entregou cerca de 3.190 apoios não alimentares a 340 reclusos e reclusas, especialmente os carenciados (ou seja, reclusos que enfrentam dificuldades financeiras e que por diversas razões podem não ser visitados e/ou contactados pelas seus familiares), às suas famílias, e a indivíduos e famílias da comunidade.

 

ACTIVIDADE CARITATIVA NOS ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS

No âmbito da nossa valência de apoio aos reclusos e às suas famílias, temos protocolados um conjunto de serviços intramuros com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (Ministério da Justiça), Estabelecimentos Prisionais de Sintra e do Linhó. Neste momento  estão em curso protocolos com o Estabelecimento Prisional de Tires (mulheres) e Carregueira, independentemente da Conferência já estar a dar apoio.

Promovemos a Campanha + Conforto de 2024 (recolha de roupa interior de inverno e produtos de higiene pessoal), com a colaboração das Paróquias da Vigararia de Sintra. Para além da roupa nova doada, também nos ofereceram cerca de 400 kg de roupa usada, entre elas, meias, cuecas, camisolas interiores, camisolas, camisas, calças, casacos, camisolas interiores. Destes 400kg, 1/3 era roupa de senhora, pelo que foi entregue à Loja Solidária da Unidade Pastoral de Sintra.

 

ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE SINTRA

- Entregamos a este EP 150 apoios, incluindo lençóis, cobertores e atoalhados, provenientes de hotéis associados, em parceria com a Associação de Turismo De Cascais.

- Na Campanha + Conforto de 2024 para este EP, angariamos, roupa interior de inverno: 342 meias, 139 cuecas, 31 camisolas interiores de inverno, 3 pijamas, aos quais juntamos 32 t-shirts da Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023, o que permitiu fazer 172 kits. No que respeita a produtos de higiene pessoal, angariámos nesta campanha: 555 laminas de barbear, 95 sabonetes, 15 cremes para a barba, 160 litros de gel de banho, 99 embalagens de champô, 229 pastas de dentes, 319 escovas de dentes, o que permitiu fazer aproximadamente 570 Kit de Produtos Higiene.

- A distribuição é feita pelo próprio EP, tendo em consideração os princípios da proporcionalidade e da necessidade de cada recluso.

- Ainda no âmbito desta campanha, foram entregues 260 apoios de roupa usada.

- Neste EP participamos no Lanche dos Carenciados, onde apresentamos os nossos serviços no âmbito do apoio aos reclusos e às suas famílias.

- Entregámos a este EP 200 apoios de artigos incluindo calçado desportivo e de roupa, entre eles fatos e treino de roupa desportiva, em parceria com a Ultriplo.

- Estamos a acolher as famílias dos reclusos deste EP, para dentro das nossas capacidades e da Rede Caritativa podermos assistir e proteger em proximidade as suas famílias, mitigando as possíveis situações de pobreza provocada ou não pela "prisionização secundária”.

- Estamos a apoiar uma família de um recluso através da doação de roupa (em parceria com a Loja Solidária da UPS), alimentação e fraldas (em parceria com o Gota a Gota e por financiamento próprio) para o bebé de 2 anos. Além disso, estamos a oferecer acompanhamento psicossocial à companheira e aos filhos.

 

ESTABELECIMENTO PRISIONAL DO LINHÓ

- Estamos a acolher, uma semana por mês, as famílias dos reclusos deste EP, no período entre as visitas do turno da parte, para que, dentro das nossas capacidades e da Rede Caritativa, possamos assistir e proteger de perto essas famílias, mitigando possíveis situações de pobreza, sejam elas resultantes ou não da 'prisionização secundária” Os casos que têm surgido são de imediato encaminhados, ou para o EP ou para outras instituições da Rede Caritativa, por forma a dar resposta às  necessidades/solicitações dos familiares e dos reclusos.

- Entregámos a este EP 200 apoios, incluindo roupa e produtos de higiene pessoal, oriundos do Armazém C3, em parceria com a Câmara de Cascais.

- Entregamos a este EP 250 apoios incluindo produtos de higiene pessoal para reclusos carenciados, em parceria com a ENTRAJUDA.

- Em parceria com a Unidade Pastoral de Sintra, oferecemos a este EP uma cadeira de rodas e 8 televisores para reclusos carenciados.

- Foram ainda entregues a este EP 80 apoios contendo artigos de calçado desportivo e de roupa, entre eles fatos de treino e roupa desportiva, em parceria com a Ultriplo.

 

ESTABELECIMENTO PRISIONAL CARREGUEIRA

- Neste EP estamos em parceria com a CÁRITAS DIOCESANA DE BEJA no apoio a um recluso, através do Programa 321 (Three To One - Reabilitação, Reinserção e Ressocialização do Recluso). Neste processo também está envolvido o Conselho Central de Beja da Sociedade de São Vicente de Paulo.

 

ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE TIRES

- Promovemos em parceria com a Conferência de Nossa Senhora da Assunção de Trajouce a entrega de 600 Kits de produtos de higiene pessoal para as reclusas carenciadas.

- Entregámos a este EP 630 apoios, contendo roupa de inverno de mulher, oriundos do Armazém C3, em parceria com a Câmara de Cascais.

 

ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE SETÚBAL

- Promovemos em parceria com a Conferência do Senhor do Bonfim a entrega de roupa a este EP, após solicitação da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (Ministério da Justiça).

 

ACTIVIDADE CARITATIVA NO APOIO ÀS FAMÍLIAS NA COMUNIDADE

- Auxiliamos uma guineense em situação de pobreza corporal  através da Conferência de São Pedro de Sintra (apoio alimentar de imergência), Loja Solidária da UPS (roupa de inverno e cama) e da Conferência de São Pedro do Algueirão (em alimentos, e acompanhamento de serviços de saúde).

- Apoiámos a instalação de casa para (Ex) Recluso do Estabelecimento Prisional de Sintra - com a ajuda da BUS, Bens de Utilidade Social e da Câmara Municipal de Cascais (Armazém C3).

 

PARCERIAS ESTABELECIDAS

No âmbito de ajuda de bens:

- Loja Solidária da UPS, para no decurso da nossa ação, podermos doar roupa e calçado a famílias de reclusos e da comunidade.

ENTRAJUDA, e BENS DOADOS para no decurso da nossa ação, podermos ter acesso aos Banco de Bens Doados (produtos de higiene), Banco de Equipamentos (eletrodomésticos).

Camara Municipal de Cascais, para no decurso da nossa ação, podermos ter acesso ao Armazém C3 (produtos de higiene, pessoal, calçado e roupa para todas as idades)

Associação de Turismo de Cascais - doação de de roupa, calçado e têxteis dos Hoteis associados, para os reclusos carenciados dos Estabelecimentos Prisionais que apoiamos.

ULTRIPLO - para no decurso da nossa ação, podermos doar roupa e calçado aos reclusos carenciados dos Estabelecimentos Prisionais que apoiamos.

BUS, Bens de Utilidade Social, para no decurso da nossa ação, podermos ter acesso aos bens entre outros, como mobiliário, electrodomésticos.

 

No âmbito de intervenção agregada/complementar:

- CARITAS DIOCESANA DE BEJA - complementar competências, formas, meios e/ou recursos, no apoio aos reclusos e as suas famílias (onde quer que estas residam)

APROXIMAR CRL - integrando a Rede UpFamilies (programa para famílias de reclusos/as);

CONFIAR e DAR A MÃO complementar competências, formas, meios e/ou recursos, no apoio aos reclusos e as suas famílias dos EP instalados no território de Sintra e Cascais.

Participou nas reuniões da Acção Social da Junta das Freguesias de Sintra.

 

No âmbito institucional:

- A Conferência é parte integrante do Fórum da Justiça - Voluntariado na Justiça, promovido pela Confederação Portuguesa do Voluntariado.

Banco Local de Voluntariado de Sintra (BLVS, da Câmara Municipal de Sintra), que nos apoia com o seguro de acidentes pessoais obrigatório para todos os voluntários, estando assim a Conferência em conformidade com a Lei nº 71/98.

 

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

Participação no II Encontro Nacional de Cáritas Paroquiais, Grupos Paroquiais de Ação Social (GPAS) e Conferências Vicentinas (CV), promovido pela Cáritas, que decorreu a 18 de Maio 2024 em Fátima. Neste encontro o Presidente apresentou a Valência de apoio aos reclusos e às suas famílias.

Participação na 9ª edição da Escola de Verão de Voluntariado, que se realizou nos dias 4 e 5 de julho 2024, no Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida em Évora.

Participação no “Conferência UpFamilies - Diálogo e Redes de Apoio no Contexto Prisional” - Aproximar CRL, realizado a 27 de setembro de 2024.

- Participação na “Conferência Educação Relacional em Sintra!”, promovido pela promovida pelo Relational Lab em colaboração com a Câmara Municipal de Sintra, realizado no dia 15 de outubro de 2024

- Participação no evento “Parentalidade e Reclusão: Programas de Parentalidade em Contexto Prisional”, promovido pela Aproximar CRL no dia 27 de outubro de 2024.

 

Participação no Cidadãos Ativ@s: Unindo Vozes, Inspirando Mudanças, encontro internacional, realizado a 20 de novembro de 2024, que celebrou e divulgou os resultados e o impacto do Programa Cidadãos Ativos no período 2018-2024.

Participação Workshop Voluntariado Inclusivo, promovido pela Câmara Municipal de Cascais no dia 13 de novembro de 2024.

 

ACADEMIA DA FAMÍLIA

Realização de duas ações de formação: “O Digital chegou. E Agora” e “A Brincadeira no Reino da Afetividade”, que decorram nas instalações da Igreja de São Miguel, Sintra.

 

Links

Unidade Pastoral de Sintra, Igreja de S. Miguel, Avª Adriano Júlio Coelho (Estefânia), 2710-518 SINTRA

Telf: 219 244 744 EMail: sao.miguel@paroquias-sintra.pt