Um novo início
O inicio do ano é um momento alegre em que revemos as caras dos amigos que já conhecemos de longa caminhada (uns com mais alguns centímetros para cima e outros para os lados, depois das férias), mas também pela entrada de novos escuteiros no agrupamento. Este ano tivemos ainda a graça de arrancar o ano com uma dose extra de alegria: neste mesmo dia, durante a missa das 19h00 em S. Miguel, foram investidos mais 4 Dirigentes. Esta é, sem dúvida, uma razão para nos alegrarmos porque é o testemunho e o serviço voluntário dos adultos que permite aos agrupamentos acolherem escuteiros e desenvolverem as suas actividades.
À semelhança do que aconteceu anteriormente, nesta actividade de arranque foi lançado o tema de imaginário do ano, que ultimamente tem sido inspirado numa personagem da história da Igreja. Depois de um ano em que aprendemos a “Caminhar com Abraão”, vamos agora aprender a “Edificar com Francisco”. S. Francisco de Assis convida-nos de uma forma muito especial a nós escuteiros a voltarmos à nossa base: a vida na natureza. Acredito que uma das propostas mais atractivas que o escutismo apresenta para as crianças e jovens é esta oportunidade de contacto privilegiado com a natureza, muito por causa dos acampamentos que fazemos e que são um dos pilares mais importantes da formação de um escuteiro.
S. Francisco de Assis, ainda na mesma onda, convida-nos a simplificar as nossas vidas, deixando de lado o que está a mais para nos dedicarmos ao que realmente importa: o amor por todas as criaturas de Deus. Esta personagem não poderia vir em melhor altura, em linha com o nosso Papa Francisco. Que nos consigamos deixar inspirar por Francisco nas escolhas dos projectos para este ano para que sejam simples e orientados para o que é essencial.
Desejamos um bom ano de actividades para todos.
Da melhor vontade e sempre alerta para servir!
José dos Santos Faustino
Chefe de agrupamento
Agrupamento 1134 – Sintra
Corpo Nacional de Escutas