As Promessas Escutistas de 2020!

No passado dia 22 de fevereiro de 2020, dia de B.P. (criador do Escutismo), os escuteiros da Unidade Pastoral de Sintra realizaram as suas promessas, uma cerimónia muito importante para todo o agrupamento.

Mas afinal o que são as promessas escutistas?

As promessas consistem numa cerimónia em que todo o escuteiro, seja investido ou não, promete pela sua honra e com a graça de Deus fazer todo o possível por:

- Cumprir os seus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria;

- Auxiliar o seu semelhante em todas as circunstâncias;

- Obedecer à Lei do Escuta.

Esta promessa ocorre após a homília, durante a missa, e apenas os elementos de cada secção que não estão investidos é que são chamados para em frente ao altar onde se assumem prontos para receber os símbolos da secção á qual se esforçaram para pertencer (símbolo comum a todas as secções: lenço com a respetiva cor da secção).

Antes da cerimónia, o dia foi preenchido com um almoço partilhado entre escuteiros, pais e amigos e com atividades para todos como é costume. Foi um dia em grande onde tivemos oportunidade de mostrar o que é o escutismo e a sua importância nos jovens! Como tal gostamos de o repetir anualmente num dia igualmente importante para o escutismo, o dia do nascimento do seu criador – Baden Powell.