Constituição das Equipas
As Equipas de Nossa Senhora são:
Uma comunidade
Formada por cinco a sete casais assistidos por um Padre, uma Equipa de Nossa Senhora constitui-se livremente. Ninguém é pressionado a entrar, nem a ficar contrariado. Cada um se mantém activo na fidelidade ao Espírito.
Uma comunidade Cristã
Uma Equipa de Nossa Senhora não é uma simples comunidade humana; reúne-se «em nome de Cristo» e quer ajudar os seus membros a progredir no amor de Deus e no amor ao próximo para melhor responder ao apelo de Cristo.
Uma comunidade de casais
O casal cristão é por si só uma «comunidade cristã», mas com uma originalidade muito especial.
- Repousa sobre uma realidade humana: no dom livre, total, definitivo e fecundo do amor que, pelo Matrimónio, um homem e uma mulher se dão mutuamente. Esta realidade humana torna-se, em Cristo, um Sacramento, isto é, um sinal que demonstra o amor de Deus pela humanidade, o amor de Cristo pela Igreja, e torna os cônjuges participantes desse Sacramento.
- A Entreajuda nas Equipas de Nossa Senhora adquire assim um rosto bem peculiar: os casais entreajudam-se para se construírem em Cristo e para colocarem o seu amor ao serviço do Reino de Deus.
Uma comunidade de equipas
Uma equipa isolada torna-se fraca. Arrisca-se a perder o fôlego, a empalidecer se não for vivificada por um bem exterior, se não for apoiada pelas exigências partilhadas com outros. Sem ligação a uma comunidade mais alargada, arrisca-se a definhar sobre si mesma e a ver a sua vida comunitária reduzida a um egoísmo de grupo. É por isso que ela se insere na comunidade de todas as equipas que aderem ao mesmo projecto, nesta comunidade eclesial que constitui o Movimento das Equipas de Nossa Senhora.
Comunidades sob a palavra de Maria
As Equipas de Nossa Senhora colocam-se sob a protecção da Virgem Maria: não há melhor guia para chegar até Deus que aquela «que ocupa o primeiro lugar entre os humildes e os pobres do Senhor que esperam e recebem a Sua salvação com confiança» (Lumen Gentium 55).