Jubileus em 2016
Em 2016 celebrou-se o ano da Vida Consagrada e o Papa Francisco presenteou a Igreja com um Jubileu extraordinário, o Jubielu da Misericórdia. Nesse ano, a Ordem dos Pregadores e as Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena tiveram também as suas festas jubilares.
Os Dominicanos celebraram, em todo o mundo, a 7 de Novembro, a abertura das comemorações dos 800 anos do reconhecimento da Ordem pelo Papa Honório III.
Seguiram-se, ao longo do ano, outras actividades: conferências, apresentação de livros, exposições, etc.
As Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena festejaram em 2016 dois acontecimentos:
- Os 100 anos da morte da sua fundadora, Teresa de Saldanha, que foi declarada Venerável, pelo Papa, ao mesmo tempo que reconhecida a heroicidade das suas virtudes;
- Os 150 anos da fundação da Congregação, a primeira Congregação portuguesa a existir depois da expulsão das Ordens Religiosas.
Na sexta-feira, dia 8 de Janeiro, às 10h30m celebrou-se uma Missa na capela da nossa casa, em S. Domingos de Benfica, e à tarde foi descerrada uma lápide e apresentada uma escultura no loocal onde a Madre Fundadora morreu - Rua Gomes Freire nº 147.
No dia 9, em Fátima, nova Eucaristia presidida pelo Sr. Cardeal Patriarca, na igreja da Santíssima Trindade.
À tarde, no anfiteatro Paulo VI, uma sessão cultural evocativa da Madre Fundadora e da acção das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena em Portugal e no mundo.
No dia 10, em Fátima, um dia de trabalho em torno de todos aqueles que querem colaborar com as Irmãs e vivem o seu espírito - V. T. S.
Mas durante todo o ano houve momentos de celebração, nos vários lugares e províncias em que estamos e trabalhamos, tendo as celebrações tido início em Janeiro com uma Missa na igreja de S. Domingos (Baixa) e o descerrar duma lápide na casa onde a Madre Fundadora nasceu - Largo da Anunciada.