Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena

Capela do Ramalhão

2ª a 6ª feira: das 17:45 às 18:30 (Rosário, Vésperas e Eucaristia)

Sábados e Domingos: das 11:00 às 12:00 (Laudes e Eucaristia)

Mapa:

Congregação das Irmãs Dominicanas de Sta. Catarina de Sena

É uma Congregação de direito Pontifício fundada em 1866 por Teresa de Saldanha Oliveira e Sousa. Os seus objectivos são, segundo as primeiras Constituições, “a santificação dos seus membros e, em segundo lugar, a educação religiosa e civil da mocidade e todas as obras de caridade que sejam compatíveis com os deveres das Irmãs...”

A Congregação pertence ao ramo da Ordem dos Pregadores que inclui as Religiosas de vida activa. Esta Ordem foi fundada por S. Domingos de Gusmão no início do sec. XIll e tem como orientação “Contemplare et contemplata aliis tradere”, pregando em toda a parte e sempre a VERDADE. Tem como patronos S. Domingos de Gusmão e Sta. Catarina de Sena e como devoção prioritária o Rosário. A Congregação nasceu em Portugal e destinava-se a Portugal mas as circunstâncias e os “sinais dos tempos” levaram-na para longe. Hoje, existem também comunidades no Brasil, Paraguai, Albânia, Angola, Moçambique e Timor-leste.

Como em toda a Ordem Dominicana, a vida da Congregação assenta em quatro pilares: Oração, estudo, vida comunitária e pregação.

O sistema de governo, na Congregação como na Ordem, é um sistema democrático em que os órgãos de governo são eleitos, por maioria, em capítulos (geral, provincial ou local).

As Irmãs fazem o seu apostolado de múltiplas formas: trabalham na formação de crianças e jovens (colégios e casas de assistência), apoiam paróquias, fazem voluntariado no Hospital de Sant'Ana - Parede, exercem acção pastoral na Universidade de Aveiro, desenvolvem actividade em casas de doentes e idosos, etc.

A sua primeira sede oficial (1877) foi em S. Domingos de Benfica, numa propriedade comprada pela Madre Fundadora para aí instalar a Casa-Mãe e o Noviciado. De lá as Irmãs tiveram que sair, expulsas pela implantação da República (1910). Em 1942, o Conselho Geral instalou a sua sede no Palácio e Quinta do Ramalhão. Aí funcionava também o Noviciado e um internato para meninas.

Nos anos 90, com a cedência provisória, pelo Estado, da Casa de S. Domingos de Benfica, a Casa-Mãe voltou para lá e o Ramalhão ficou apenas a desempenhar a sua missão de Colégio, a qual continua ainda hoje, embora com uma direcção leiga.

As Irmãs continuam a habitar o mesmo espaço, a orientar a liturgia na capela e a procurar rentabilizar a quinta.

Jubileus em 2016

Em 2016 celebrou-se o ano da Vida Consagrada e o Papa Francisco presenteou a Igreja com um Jubileu extraordinário, o Jubielu da Misericórdia. Nesse ano, a Ordem dos Pregadores e as Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena tiveram também as suas festas jubilares.

Os Dominicanos celebraram, em todo o mundo, a 7 de Novembro, a abertura das comemorações dos 800 anos do reconhecimento da Ordem pelo Papa Honório III.

Seguiram-se, ao longo do ano, outras actividades: conferências, apresentação de livros, exposições, etc.

As Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena festejaram em 2016 dois acontecimentos:

• Os 100 anos da morte da sua fundadora, Teresa de Saldanha, que foi declarada Venerável, pelo Papa, ao mesmo tempo que reconhecida a heroicidade das suas virtudes;
  • Os 150 anos da fundação da Congregação, a primeira Congregação portuguesa a existir depois da expulsão das Ordens Religiosas.

Na sexta-feira, dia 8 de Janeiro, às 10h30m celebrou-se uma Missa na capela da nossa casa, em S. Domingos de Benfica, e à tarde foi descerrada uma lápide e apresentada uma escultura no loocal onde a Madre Fundadora morreu - Rua Gomes Freire nº 147.

No dia 9, em Fátima, nova Eucaristia presidida pelo Sr. Cardeal Patriarca, na igreja da Santíssima Trindade.

À tarde, no anfiteatro Paulo VI, uma sessão cultural evocativa da Madre Fundadora e da acção das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena em Portugal e no mundo.

No dia 10, em Fátima, um dia de trabalho em torno de todos aqueles que querem colaborar com as Irmãs e vivem o seu espírito - V. T. S.

Mas durante todo o ano houve momentos de celebração, nos vários lugares e províncias em que estamos e trabalhamos, tendo as celebrações tido início em Janeiro com uma Missa na igreja de S. Domingos (Baixa) e o descerrar duma lápide na casa onde a Madre Fundadora nasceu - Largo da Anunciada.