Abrunheira

Concluída a 1ª fase da construção da igreja da Abrunheira:

Morada:

Igreja de S. António
Rua do Forno, Abrunheira

2710-043 SINTRA

Mapa:

Dos abrunhos da beira-rio

“Dos abrunhos da beira-rio, talvez venha o nome de Abrunheira. Antes dos pomares bem cuidados, de alguns frutos selvagens se rodeava o Rio, que depois viria a chamar-se, aqui, na Abrunheira – Das Sesmarias! Sem cuidados ou adornos humanos foram brotando “zambujeiros” com pequenas azeitonas bem acres, grandes arbustos de fortes “silvas” produzindo viçosas e saborosas amoras e os altos e fortes “abrunheiros” que, naquele tom azul forte, criavam lindos, lustrosos e doces abrunhos, que os vizinhos do Rio-das-Sesmarias consumiam com devotada satisfação.”

Até meados do século XX, a pequena comunidade da Abrunheira pertencente à paróquia e freguesia de São Pedro de Penaferrim, era cem por cento rural. A população vivia da agricultura e, no pico das sementeiras e das ceifas, necessitava de “importar” mão-de-obra para fazer face às necessidades. Para além do trabalho, festejava os feriados, com destaque para os religiosos e, destes, o de Santo António, que foi ganhando honras de preferido até ao ponto de se construir um chafariz com o seu nome.

A religiosidade dos abrunhenses manifestava-se em família, nos festejos anuais, nos de Santo António e nas idas à Missa na Igreja de Manique de Cima. A inexistência duma igreja na Abrunheira foi sempre sentida com muita amargura e, por isso, ao longo dos anos, foram várias as tentativas de levar a cabo, esse trabalho. Só a partir dos anos sessenta é que se formou uma “Comissão” com alguma consistência e organização – A "Comissão da Boa Vontade”. O objetivo era angariar fundos para a construção duma igreja. Foi, nesta altura, que a Abrunheira rural se foi transformando, pouco a pouco, em industrial e operária. Com o declínio da agricultura e a construção de fábricas, a precisão de mãos operárias aumentou e, em pouco tempo, a população duplicou e nunca mais parou de crescer.

Hoje, a Abrunheira é, a maior localidade, em população e eleitores, da Ex-Freguesia de São Pedro de Penaferrim. Na sua zona está implantada uma das maiores áreas industriais do Concelho de Sintra e, ainda mais, com projetos que se conhecem, que protagonizarão um forte crescimento e desenvolvimento, não só em população mas, e principalmente, em equipamento social e de lazer.

É, neste contexto, que a futura Igreja de Santo António da Abrunheira se apresenta como parte integrante desta Comunidade. Completa-a, e oferece-se para seu serviço incondicional.