Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Entrada / Unidade Pastoral de Sintra / Organização Pastoral / Pastoral Catequética / Catequese da Infância e Adolescência / PEREGRINAÇÃO DAS CRIANÇAS AO SANTUÁRIO DE FÁTIMA

PEREGRINAÇÃO DAS CRIANÇAS AO SANTUÁRIO DE FÁTIMA

A Peregrinação das Crianças ao Santuário de Fátima, tem-se tornado um acontecimento de referência para muita gente, como o confirma a enorme multidão de crianças e também adultos que, no dia 10 de Junho, em cada ano, enche por completo o Recinto do Santuário.
Quando 2015-06-10
de 07:45 até 18:30
Onde Santuário de Fátima
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Também as crianças da catequese da Unidade Pastoral de Sintra irão participar na Peregrinação deste ano, quinto ciclo de preparação do centenário das Aparições de Fátima. O grande tema da peregrinação centra-se na aparição de Nossa Senhora em Agosto, nos Valinhos. Nesta Aparição, Nossa Senhora insiste: rezai, rezai muito e fazei sacrifícios… porque vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas. Nestas palavras da Senhora, intuímos a necessidade e a força da intercessão daqueles que, solidários pela salvação dos seus irmãos, rezam e se sacrificam por eles – uma intercessão que radica no mistério da Comunhão dos Santos, uma solidariedade, que une os membros do Corpo místico de Cristo, que é a Igreja, porque “formamos um só corpo”(Ef 4, 4).

Refletindo neste mistério da Comunhão dos Santos que nos faz intercessores uns pelos outros destacamos, como lema para a Peregrinação das Crianças, a expressão de Nossa Senhora, que é um apelo: Rezai, rezai muito. Sublinhamos, assim, o mistério da nossa intercessão junto de Deus, a favor de outros, algo que as crianças poderão perceber a partir da experiência da intercessão da mãe junto do pai: quando querem qualquer coisa do pai, muitas vezes dizem à mãe para pedir ao pai o que elas desejam…

Esta é uma atitude generosa e solidária que tem que ser estimulada e educada. E não podemos deixar de referir como, nos Pastorinhos, esta atitude de intercessão foi uma atitude permanente, expressa em oração e sacrifícios, por várias intenções, mormente a conversão dos pecadores. Quereríamos nós também, e as nossas crianças, ser seus imitadores, colocando-nos na corrente da solidariedade espiritual da Comunhão dos Santos, conforme o desejo de Nossa Senhora, na aparição de Agosto.

A CAMPANHA DE MAIO

A Peregrinação será preparada por uma campanha durante o mês de maio, centrada na meditação e oração do terço, que pretende educar neste sentido de intercessão solidária. Esta oração vai materializar-se numa rosa, para ser levada e oferecida a Nossa Senhora na Peregrinação das Crianças.

PROGRAMA DA PEREGRINAÇÃO - DIA 10 DE JUNHO DE 2015

7:45 Saída, da Portela de Sintra

10:00 Rosário, na Capelinha das Aparições.

11:00 Missa, no Recinto

Almoço

15:00 Encenação: Aprender a rezar com os Pastorinhos, na Basílica da Santíssima

Trindade. (repetição)

16:00 Celebração de despedida, na Basílica da Santíssima Trindade.

Regresso previsto às 18h30

MATERIAIS DISPONÍVEIS

Navigation Extended
 

Links

Unidade Pastoral de Sintra, Igreja de S. Miguel, Avª Adriano Júlio Coelho (Estefânia), 2710-518 SINTRA

Telf: 219 244 744 EMail: sao.miguel@paroquias-sintra.pt