Explicação sobre este Sacramento
O santo baptismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo baptismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus; tornamo-nos de Cristo e somos incorporados na Igreja e feitos participantes na sua missão. (Catecismo da Igreja Católica 1213)
Tornar-se cristão é um programa que se processa através de diversas fases: anúncio da Palavra, acolhimento do evangelho (conversão), profissão de fé, baptismo, infusão do Espírito Santo, comunhão eucarística. Há sempre a necessidade de iniciação cristã, tanto para os adultos - antes do baptismo, como para as crianças - após o baptismo = desenvolvimento da Graça baptismal no crescimento da pessoa (CIC 1229-1233).
- No caso do Baptismo das crianças, os pais, ajudados pelos padrinhos, obrigam-se a educar os seus filhos cristãmente. Não esqueçam os pais que são eles os primeiros catequistas dos filhos, devendo, por isso, ensiná-los a rezar, inseri-los dentro da prática de vida cristã e na catequese.