Sínodo 2021-2023
Tendo por base a questão fundamental do processo sinodal:
«Uma Igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, “caminha em conjunto”: como é que este “caminho em conjunto” está a acontecer hoje na nossa Diocese, paróquia, comunidade, grupo...?; que passos é que o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?»,
e como a sinodalidade está ao serviço da missão da Igreja, este é um momento em que todos os seus membros são chamados a participar, refletindo e procurando respostas para esta questão.
Além disso, e tendo em conta este apelo do Papa Francisco para colaborarmos na preparação do Sínodo dos Bispos, no sentido de a Igreja caminhar sinodalmente, ou seja, em conjunto, e não em fações separadas ou opostas, convidamos os Grupos/Lugares/Serviços da UPS a debaterem e a responderem também a outras questões designadamente:
O que tem de melhor ou acham que deve persistir / o que tem de pior ou gostariam de ver mudar
- na Igreja Católica (universal)
- na Diocese de Lisboa
- na Unidade Pastoral de Sintra
Solicita-se que os Grupos e Lugares da U.P.S. dinamizem o processo que conduza à resposta a estas e outras questões que entendam relevantes para o Sínodo e para a vida da Igreja.
Lembra-se que a resposta, em texto ou por tópicos, apenas dispõe de uma página A4 (com tamanho de letra e espaçamentos “normais”). Deve ser entregue até 28 de Fevereiro.
Mais informações e documentação sobre o Sínodo:
- No Patriarcado de Lisboa: https://www.patriarcado-lisboa.pt/site/index.php?cont_=40&tem=526
- Na Conferência Episcopal Portuguesa: https://www.conferenciaepiscopal.pt/v1/
- Na Santa Sé: https://www.synod.va/en.html