Você está aqui: Entrada / Notícias / Morreu o Papa Emérito Bento XVI

Morreu o Papa Emérito Bento XVI

O Papa Emérito Bento XVI morreu este sábado, dia 31 de dezembro de 2022, às 9h34, anunciou o Vaticano.

Mais informações sobre o Papa Bento XVI e sobre as suas exéquias, no site do Patriarcado de Lisboa...

Mensagem do Cardeal-Patriarca de Lisboa:

Bento XVI deixa-nos um grande legado, do qual destaco, primeiro, a lucidez com que seguia todos os debates culturais e religiosos e a clareza com que se pronunciava a seu propósito, oralmente ou por escrito, com crentes ou não crentes.
Depois, a centralidade que sempre deu à Pessoa de Jesus Cristo, como fulcro e norma da fé da Igreja, bem como nas suas fecundas considerações sobre o amor e a caridade.
Finalmente, a determinação com que levou por diante a vida interna da Igreja e com que decidiu resignar, quando concluiu que já não estava em condições para exercer o ministério.
Em suma, um legado de inteligência, determinação e liberdade.
Deus o guarde e nos ilumine no seguimento do seu exemplo!

Lisboa, 31 de dezembro de 2022

+ Manuel Clemente