Você está aqui: Entrada / Notícias / Encontro Cristão 2023

Encontro Cristão 2023

Resolvemos fazer um Encontro Cristão que propicie o aprofundar de fortes alicerces na construção de pontes: no dia 28 de Janeiro de 2023 pelas 16h estaremos no pequeno auditório do Centro Cultural Olga Cadaval (Auditório Acácio Barreiros) e depois no Salão Paroquial da Igreja de São Miguel em Sintra, de um a cinco elementos de cada comunidade cristã, de cada paróquia ou de cada Igreja, designados pelo seu líder e que sintam a urgência da unidade como raiz fundamental para a evangelização.

" Procurai o Bem! Praticai a Justiça ! " ( Isaías 1,7 )

Caros Amigos

Dado o grande empenho que muitos de nós temos na organização das Jornadas Mundiais da Juventude 2023, decidimos fazer este ano o Encontro Cristão em moldes diferentes, de forma a não sobrecarregar exageradamente os promotores dos eventos.

Assim, e dando corpo a uma ideia muito querida ao Papa Francisco e partilhada com muitos líderes evangélicos, queremos sedimentar a ideia de que a Boa Nova que sentimos como missão promover no mundo, só terá consistência se for uma realidade experimentada pelos cristãos! Sem esta premissa basilar, o anúncio do Evangelho enferma de uma incoerência que lhe retira credibilidade e dificulta/impossibilita a sua aceitação. Aliás esta convicção está bem patente no nº 48 do documento sinodal para a etapa continental, onde se diz que " não há sinodalidade completa sem unidade entre os cristãos".

Neste sentido urge criar pontes para que, na diversidade dos nossos carismas, sejamos capazes de assumir a diferença como riqueza acrescida, ferramentas que nos aproximem do nosso FOCO - Jesus Cristo, onde a pluralidade incremente a possibilidade de alcançar a Graça.

Resolvemos então fazer um Encontro Cristão que propicie este aprofundar de fortes alicerces na construção de pontes: no dia 28 de Janeiro de 2023 pelas 16h estaremos no pequeno auditório do Centro Cultural Olga Cadaval (Auditório Acácio Barreiros) e depois no Salão Paroquial da Igreja de São Miguel em Sintra, de um a cinco elementos de cada comunidade cristã, de cada paróquia ou de cada Igreja, designados pelo seu líder e que sintam esta urgência da unidade com raiz fundamental para a evangelização. Começaremos no CCOC pelas 16h com um curto momento de reflexão, seguido de encontros por grupos e um jantar distendido no Salão da Igreja de São Miguel, onde o tempo tenha o timbre de Kairós, isto é, ocasião para experimentar a beleza comum da filiação divina, possibilitando aquela presença que Jesus prometeu aos que estiverem reunidos em Seu nome (cf. Mt 18-20). Concluiremos, após o jantar, com um momento de partilha e oração no CCOC .

Com este modelo não se sinta excluído; bem pelo contrário.... se se sente vocacionado para ser elo desta rede de comunhão, fale com o líder da sua comunidade religiosa ou diretamente com a Plataforma organizadora do Encontro Cristão, através do nosso site ou do TM 910 373 745. E como imaginará, temos uma enorme alegria em que esteja connosco!

Abraço fraterno

Plataforma Encontro Cristão