Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Entrada / Notícias / Coronavírus

Coronavírus

Artigo cedido pela redação do jornal Cruz Alta.
Coronavírus

Coronavírus

Os Coronavírus são uma grande família viral que causam doenças respiratórias, que podem ir de uma constipação simples a situações mais graves como a pneumonia. O COVID 19 é o nome do novo Coronavírus, detetado na China inicialmente e que se está a transmitir por todos os continentes, com mais expressão nuns que noutros. Neste momento que vos escrevo a Europa, a seguir à China e Coreia do Sul, países da Ásia, como sabemos, é o continente mais atingido. Por isso, já não se trata de uma epidemia, relativamente localizada num país ou continente, mas sim de uma pandemia.

Como se transmite este vírus?

A fonte da infeção é ainda desconhecida, mas sabe-se que a transmissão é de pessoa-a-pessoa, especialmente por via respiratória, por contacto direto, concretamente através de gotículas de tosse, espirros, da saliva. O período de incubação é de 14 dias, que corresponde ao período entre a transmissão do vírus e o aparecimento dos sintomas, que corresponde ao período de quarentena, quando há suspeitas. A pessoa pode não ter sintomas, podendo ter estado com um portador do vírus, assintomático nesse momento e mais tarde adoecer. Portanto, todo o cuidado é pouco. Temos o exemplo da China e da Itália, entre outros países, mais atingidos.

Os sintomas são, concretamente, febre, que pode ser alta, tosse, podendo existir nos casos mais graves, falta de ar e dificuldade respiratória, sinal provável da instalação de uma pneumonia de um pulmão ou dos dois.

Como prevenir?

Como se sabe, ainda não existe vacina, pelo que a prevenção passa por evitar a exposição a este vírus. Individualmente devemos reforçar o nosso sistema imunitário, como alimentarmo-nos  corretamente e, bem como, devemos  exagerar nos nossos cuidados de higiene, especialmente na lavagem das mãos que muitas vezes se movimentam à cara inadvertidamente, especialmente à  boca, nariz e olhos, estes últimos  também uma possível, quase certa, porta de entrada.

Recomendações:

Manter os ambientes bem ventilados, evitando deslocarmo-nos a áreas grandes com muitas pessoas, a acontecimentos sociais, etc.; Reforçar os cuidados de higiene, especialmente a lavagem das mãos repetida; Adotar medidas de boa educação, evitando tossir e espirrar diretamente para o próximo; Evitar levar as mãos não limpas aos olhos, boca e nariz; Evitar, logicamente, contactos com casos suspeitos. Se se sentir doente, não vá trabalhar e não saia de casa. Não se desloque ao Centro de Saúde ou às Urgências. Por si e pelos outros. Ligue para o seu médico ou para a linha SNS 24-808242424, que, espero, melhore a respetiva assistência aos doentes. Deve também ligar para esta linha se esteve em contacto próximo com algum caso confirmado.

As recomendações das autoridades sanitárias devem ser mesmo para cumprir, mas, além disso, todos nós devemos cumprir todas estas regras com civismo, para nosso bem e dos outros.

Esta situação que vivemos não deve ser de pânico, de modo algum, mas, sim, de estarmos atentos a esta realidade.

Miguel Forjaz, Médico

 

Links

Unidade Pastoral de Sintra, Igreja de S. Miguel, Avª Adriano Júlio Coelho (Estefânia), 2710-518 SINTRA

Telf: 219 244 744 EMail: sao.miguel@paroquias-sintra.pt