Você está aqui: Entrada / Notícias / “PARABÉNS” PADRE BALTAZAR FARIA

“PARABÉNS” PADRE BALTAZAR FARIA

O P. Baltazar Faria, celebra neste dia 6 de Julho de 2019, 72 anos de Sacerdócio!

Graças a Deus, encontra-se ainda entre nós, na Casa Sacerdotal, em Lisboa, embora muito debilitado, devido aos seus 96 anos (fará 97 a 4 de Outubro). Ainda assim, tem alguns momentos lúcidos, pois ainda há meses, quando o visitei, me perguntou por alguém de Sintra!

Este sacerdote foi pároco, durante 6 anos, de duas das nossas paróquias (de Stª Maria e de S. Martinho).

Veio substituir os nossos dois saudosos Padres, Amaro Teixeira de Azevedo e (seu irmão) Carlos Teixeira de Azevedo, que paroquiaram estas nossas duas Freguesias ao longo de cinquenta e alguns anos!

Mas, não podemos esquecer, que foi desde a tomada de posse do padre Baltazar, que se começou a renovar a vida apostólica das nossas Comunidades, pois os membros mais ativos destas Paróquias, apesar da sua dedicação, já se encontravam muito envelhecidos e desatualizados.

Foi o Padre Baltazar que começou a recrutar algumas jovens, para catequistas, membros do Centro da Obra das Vocações Sacerdotais (que ele criou); dando muita assistência e entusiasmo às reuniões dos poucos membros dos dois organismos da Ação Católica, que então existiam (a JOCF e a LOCF); o seu acompanhamento nas peregrinações anuais a Fátima; festas da 1ª Comunhão, etc.

Deu grande importância ao renovamento e à formação de novas e jovens catequistas, enviando, ao longo de dois anos, duas das nossas jovens catequistas, a cursos de formação, realizados pelo novo Secretariado Diocesano da Catequese, e que durante uma semana, se realizavam, numa Quinta da Família Sommer de Andrade (no Arripiado), e de onde essas catequistas trouxeram um valor acrescido para a renovação da nossa Catequese.

Este trabalho iniciado há tantos anos, foi crescendo e dando os seus frutos, fazendo-nos -HOJE-, dar muitas graças a Deus, por todos os seus sucessores terem continuado o grande trabalho apostólico deste Sacerdote.

Talvez que ainda hoje, se encontrem em Sintra, alguns Paroquianos da minha “classe” etária” (90 anos) que se lembrem dele. Por isso, convido-os a rezarem por ele, para que o Senhor o ajude nos seus sofrimentos, destes últimos anos da sua longa vida Sacerdotal.

Lembrando, hoje, estes 72 Anos, de uma vida Sacerdotal, não devemos, nem podemos esquecer todos os outros nossos sacerdotes, pedindo ao Senhor que os acompanhe e conceda o dom da fidelidade ao seu ministério sacerdotal.

Hoje, na nossa UNIDADE PASTORAL, o Senhor concede-nos a graça, de termos um Pároco ativo e generoso, e também um Vigário Paroquial (tendo ainda a colaboração do P. João), os quais, se têm dado, e esgotado, nestas tão grandes, populosas, e diferenciadas freguesias, para chegarem “A TODOS”, como nos pede o Papa Francisco!

Devemos, pois, também a eles (neste mês das ordenações), lembrá-los na nossa oração, pedindo ao BOM PASTOR, que os guarde e recompense, por todo o ardor apostólico que têm, de levar o “EVANGELHO”, a todos os “cantinhos” de Sintra.

CORAÇÃO SACERDOTAL DE JESUS, abençoai e santificai todos os sacerdotes.

(Virgínia Costa)

Foto: Padre Baltazar com jovens da Comunhão Solene na Igreja Santa Maria, em 23 de Maio de 1954 (algumas destas jovens ainda vivem e frequentam a igreja de S. Miguel – já são Avós)