Você está aqui: Entrada / Eventos / Vigília de Oração pelas Ordenações

Quando 2017-06-30
de 21:30 até 23:00
Onde Capela das Irmãs Doroteias do Linhó, Sintra

A nossa Unidade Pastoral de Sintra, vai ter a alegria de ver ordenar um novo Diácono Permanente, o nosso irmão Vasco Torre do Valle d’Avillez, no próximo dia 2 de Julho, no Mosteiro dos Jerónimos, às 15.30h.

Nascido e baptizado em Cascais em 1948, casou em 1972 com Mary Anne Stilwell d'Avillez com quem tem três filhos e uma dúzia de netos. Licenciado em Ciências Sociais e Política, seguiu carreira profissional na área vinícola, sendo agora consultor da Stilavi Consultadoria, Lda e presidente da Comissão Vitivinícola da Região dos Vinhos de Lisboa.

Ao nível eclesial o Vasco era até agora Ministro Extraordinário da Comunhão e da Palavra, Acólito, Catequista de Adultos e membro do Secretariado do Conselho Pastoral de Sintra, fazendo ainda parte das Equipas de Casais de Nossa Senhora.

Os diáconos quando são ordenados, são-no para a Igreja Diocesana, pelo que podem ser chamados pelo bispo a exercer o ministério na paróquia que os propôs ou noutra que o bispo decida, mas neste caso contamos que o Vasco fique connosco.

Haverá uma Vigília de Oração pelas Ordenações, na Capela das Irmãs Doroteias do Linhó (Sintra), no dia 30 às 21h30.

A festa de apresentação como diácono será dia 9 de Julho, em São Miguel, na Missa das 11.30h seguida de um almoço partilhado por todas as comunidades.

O que é um Diácono?

Os diáconos existem desde o tempo dos apóstolos, tendo sido criados para colaborar com os apóstolos no serviço dos pobres e na pregação do Evangelho. Eram nos primeiros séculos os mais diretos colaboradores do bispo. Não são sacerdotes, mas participam no Sacramento da Ordem, no 3º grau.

Durante muitos séculos este ministério foi desvalorizado por se ter tornado apenas um passo anterior à ordem de presbítero, mas o Concílio Vaticano II recuperou-o criando a possibilidade de ordenação de diáconos permanentes, casados ou solteiros.

Os diáconos colaboram na pastoral com o bispo ou os presbíteros, sendo ministros ordinários da Palavra e da Comunhão, e presidem às celebrações do Batismo, do Matrimónio e das Exéquias.

As Paróquias da nossa Unidade Pastoral já são bastante conhecedoras deste ministério, dado que há vários anos têm diáconos ao seu serviço.