Você está aqui: Entrada / Eventos / Festa de Nossa Senhora da Saúde da Penha Longa

Festa de Nossa Senhora da Saúde da Penha Longa

Quando 2022-06-06
de 12:00 até 22:00
Onde Penha Longa

O Mosteiro de São Jerónimo da Penha Longa era no passado também designado por Mosteiro de Nossa Senhora da Saúde.

Este primeiro mosteiro dos monges Jerónimos em Portugal terá sido fundado por frei Vasco de Portugal em finais do séc. XIV, e oficialmente por uma bula papal de 1400. A ordem foi extinta por ordem governamental em 1834, sendo o mosteiro apropriado pelo Estado e depois passado para a mão de privados.

Na igreja deste mosteiro, hoje propriedade do hotel Penha Longa Resort, venera-se a imagem de Nossa Senhora da Saúde e terá existido no passado uma Confraria de Nossa Senhora da Saúde.

Apesar de ser propriedade privada, o povo da Paróquia de S. Pedro de Penaferrim sempre conseguiu autorização para lá realizar as festas em honra de Nossa Senhora da Saúde, sempre na segunda-feira depois do Pentecostes. Também as pessoas de Alcabideche e Cascais acorrem a esta festa.

Este ano a festa será no dia 6 de Junho, com o seguinte PROGRAMA:

12h - Missa festiva de Nossa Senhora da Saúde

20h - Concerto com o grupo CORELIS (Coro do Tribunal da Relação de Lisboa)

21h - Procissão das velas com oração do terço.