Você está aqui: Entrada / Eventos / 44º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica

44º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica

O Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica é uma proposta de reflexão sobre as práticas litúrgicas em Portugal. Cumpriu uma missão importante nos inícios da renovação litúrgica, mas a liturgia necessita de contínua renovação. Este ano vamos abordar a questão da Liturgia e Espiritualidade.
Quando 2018-07-23 00:00 até
2018-07-27 00:00
Onde Fátima
Nome do Contacto
Telefone do Contacto 249 533 327

A espiritualidade é uma palavra que se usa para exprimir realidades muito diferentes, mas que se referem sempre ao essencial em causa. Onde se encontra a espiritualidade da liturgia ? Na Carta aos Romanos, S. Paulo resume a espiritualidade da liturgia cristã: «Peço-vos, irmãos, pela misericórdia de Deus, que vos ofereçais a vós mesmos como sacrifício vivo, santo, agradável a Deus. Tal é o culto espiritual que Lhe deveis prestar» (Rom 12,1). A espiritualidade da liturgia não se encontra nas rubricas nem nas cerimónias, mas na vida em Cristo, que tem o seu início e o seu termo nos ritose nas preces.

CONFERÊNCIAS

A espiritualidade cristã
P. José Frazão, SJ

Vivência espiritual da Eucaristia
Cón. Luís Manuel Pereira da Silva,

A adoração Eucarística
Interpelação das Jornadas Mundiais da Juventude
Dom José Cordeiro,
Bispo de Bragança-Miranda

Liturgia das Horas
P. Pedro Lourenço Ferreira, OCD

Liturgia e lectio divina
P. José Luís de Almeida Monteiro, OP

A Espiritualidade do Acólito
P. Luís Miguel Proença Leal,

A beleza da Liturgia
Dom Bernardino Ferreira da Costa, OSB
Abade de Singeverga

Música litúrgica em conversão contínua
Cón. António Ferreira dos Santos,
Diocese do Porto

Liturgia e espiritualidade familiar
P. Paulo Jorge Barbosa da Rocha,
Diocese do Porto

A Espiritualidade do Acólito
P. Luís Miguel Proença Leal,
Patriarcado de Lisboa

A Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade e o seu Secretariado Nacional, decidiram escolher a temática da Liturgia e Espiritualidade para aprofundar o mistério da Liturgia como fonte e cume de toda a espiritualidade cristã. A extensão ou alargamento da Comissão Episcopal de Liturgia à Espiritualidade, não se destina somente a incluir e estruturar os movimentos de espiritualidade, mas a definir as relações que unem a liturgia à espiritualidade no programa dos cuidados pastorais da Igreja.
A conferência de abertura vai aprofundar as raízes da espiritualidade cristã, que S. Paulo resumiu em breves palavras: «Peço-vos, irmãos, pela misericórdia de Deus, que vos ofereçais a vós mesmos como sacrifício vivo, santo, agradável a Deus. Tal é o culto espiritual que Lhe deveis prestar». A liturgia é esta espiritualidade que está presente em toda a vida do cristão. A liturgia não é tudo, mas está no início e no fim de todo o agir cristão. O que não partilha o espírito da liturgia não é cristão.

No segundo dia, a Eucaristia celebrada, adorada e vivida vai ser objecto de reflexão. A vivência da Eucaristia e a Adoração eucarística são duas conferências, que abordam dois momentos duma mesma realidade espiritual.

O terceiro dia analisa a Liturgia das Horas e a Lectio Divina como lugares onde o Espírito Santo é o Senhor que dá a vida. A oração das Horas faz parte dos compromissos de vida sacerdotal e de vida consagrada, sobretudo pela espiritualidade esponsal entre Cristo e a Igreja, entre o Espírito Santo e a pessoa em oração. Felizmente, esta forma de oração está a voltar ao quotidiano de muitos fiéis e de muitas famílias, com uma grande fecundidade espiritual.

O quarto dia, dedicado a São Joaquim e Santa Ana, pais da Virgem Maria e avós de Jesus, convida-nos a contemplar a beleza da liturgia, incluindo a música litúrgica e a família cristã, onde se geram as pedras vivas do templo do Senhor. A beleza espiritual da liturgia, da música e da família são dons de Deus à sua Igreja e são oferta dos fiéis ao Senhor: «Dos próprios bens que nos destes, oferecemos à vossa divina majestade o sacrifício perfeito, santo e imaculado, o pão santo da vida eterna e o cálice da eterna salvação». Esta é a oferta da Igreja, adornada com a beleza da liturgia, a sonoridade da música e a harmonia e fecundidade das famílias.

O Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, que vai no seu 44º ano, tem uma longa história que regista os progressos da renovação litúrgica em Portugal. Há sinais de actividades sectáreas que atentam contra a espiritualidade da liturgia da Igreja. Este Encontro é uma escola de liturgia conciliar e de comunhão eclesial.

Mais informação sobre este evento…