Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Entrada / Sacramentos / Confissões

Confissões

Ensina o Catecismo da Igreja Católica (nn. 1422, 1441s):

«Aqueles que se aproximam do sacramento da Penitência obtêm da misericórdia de Deus o perdão da ofensa a Ele feita e, ao mesmo tempo, são reconciliados com a Igreja, que tinham ferido com o seu pecado, a qual, pela caridade, exemplo e oração, trabalha pela sua conversão» (II Concílio do Vaticano, Const. dogm. Lumen Gentium, 11).

Só Deus perdoa os pecados (Cf. Mc 2, 7). Jesus, porque é Filho de Deus, diz de Si próprio: «O Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados» (Mc 2, 10) e exerce este poder divino: «Os teus pecados são-te perdoados!» (Mc 2, 5; Cf. Lc 7, 48). Mais ainda: em virtude da sua autoridade divina, concede este poder aos homens para que o exerçam em seu nome.

Cristo quis que a sua Igreja fosse, toda ela, na sua oração, na sua vida e na sua actividade, sinal e instrumento do perdão e da reconciliação que Ele nos adquiriu pelo preço do seu sangue. Entretanto, confiou o exercício do poder de absolvição ao ministério apostólico. É este que está encarregado do «ministério da reconciliação» (2 Cor 5, 18). O apóstolo é enviado «em nome de Cristo» e «é o próprio Deus» que, através dele, exorta e suplica: «Deixai-vos reconciliar com Deus» (2 Cor 5, 20).

 

Na Unidade Pastoral de Sintra há confissões regulares nos seguintes horários:

3ª Feira - das 18h30 às 19h, na igreja de S. Pedro

4ª Feira - das 18h30 às 19h, na igreja de S. Miguel

5ª Feira - das 18h30 às 19h, na igreja de S. Miguel

6ª Feira - às 9h30, na igreja de S. Miguel; das 18h30 às 19h, na igreja de S. Pedro

 

Observações:

Além destes horários, pode contactar um dos sacerdotes para combinar uma outra ocasião para atendimento ou confissão.

No Advento e na Quaresma há Celebrações da Reconciliação comunitárias com confissão individual. Os horários respectivos serão aqui colocados oportunamente.

Os doentes e idosos que não se possam deslocar à igreja podem ser visitados no seu domicílio por um dos sacerdotes. Podem fazer assim a sua confissão e receber a comunhão e a unção dos doentes.

 

 

Links

Unidade Pastoral de Sintra, Igreja de S. Miguel, Avª Adriano Júlio Coelho (Estefânia), 2710-518 SINTRA

Telf: 219 244 744 EMail: sao.miguel@paroquias-sintra.pt