Você está aqui: Entrada / Actualidade

Actualidade

Sinodalidade, o caminho da Igreja no terceiro milénio
Nota pastoral da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé na Semana Nacional da Educação Cristã (17 a 24 de outubro de 2021)
Liberdade responsável no Culto e nas atividades pastorais
Orientações da Conferência Episcopal Portuguesa, em diálogo com as autoridades de saúde.
Carta aos diocesanos de Lisboa no início do ano pastoral 2021-2022
Mensagens do Papa e do Patriarca de Lisboa para a Quaresma de 2021
Nota Pastoral "Fortalecer e apoiar a Família, Igreja doméstica"
Nota Pastoral da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) “Fortalecer e apoiar a Família, Igreja doméstica” a propósito da Semana Nacional da Educação Cristã que decorreu de 18 a 25 de outubro de 2020.
Instrução - A conversão pastoral da comunidade paroquial a serviço da missão evangelizadora da Igreja
No dia 27 de junho de 2020, o Santo Padre aprovou este Documento da Congregação para o Clero.
Carta Encíclica FRATELLI TUTTI do Papa Francisco
Sobre a fraternidade e a amizade social.
Páscoa 2020 e Nota da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Human
Queremos saudar como muita amizade todos os que entregam a sua vida no cuidar dos outros. Queremos manifestar o nosso pesar àqueles que viram partir os seus familiares ou amigos, aos que estão doentes e a todos os que vivem momentos de maior aflição. Queremos ainda dizer-vos da nossa esperança pascal e da nossa proximidade fraterna. (P. José Manuel Pereira de Almeida, Director do Secretariado Nacional da Pastoral Social e Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde)
Carta aos diocesanos de Lisboa no início do ano pastoral 2019-2020
Carta do Patriarca aos diocesanos de Lisboa - 2018/2019
Carta aos diocesanos de Lisboa, no início do ano pastoral, de 1 de Setembro de 2018
Exortação Apostólica «Alegrai-vos e exultai» do Santo Padre Francisco
Sobre a chamada à Santidade no Mundo Actual
Reflexão Quaresmal da Comissão Nacional Justiça e Paz
Documento de 21 de Fevereiro de 2018, entitulado "Fazer Caminho: das Pedras ao Fogo da Páscoa"
Antecipar a morte
Texto de opinião do Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, Pedro Vaz Patto
Nota da Comissão Nacional Justiça e Paz: “Que fizemos do Pássaro Azul que nos Transporta?1” - Um apelo face à seca que nos sufoca
Lisboa, 20 de Novembro de 2017
Carta do Patriarca aos diocesanos de Lisboa - 2017/2018
“Fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a fé” - Carta aos diocesanos de Lisboa, no início do ano pastoral, de 1 de Setembro de 2017
Carta do Patriarca aos diocesanos de Lisboa - 2017/2018
Mensagem Quaresmal do Cardeal-Patriarca de Lisboa 2017
Para vermos donde Deus nos vê
Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2017
A Palavra é um dom. O outro é um dom
Exortação apostólica pós-sinodal "AMORIS LAETITIA" do Santo Padre Francisco
Amoris Laetitia’ (A Alegria do Amor) é o tema da exortação apostólica pós-sinodal sobre a Família que o Papa Francisco.
Carta Apostólica "Misericordia et misera" do Santo Padre Francisco
Mensagem Quaresmal do Cardeal-Patriarca de Lisboa
Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2016
Nota da Comissão Nacional Justiça e Paz sobre o acolhimento de refugiados «Que fizeste do teu irmão?»
Encíclica do Papa Francisco Laudato Si' - sobre o cuidado da Casa Comum
Mensagem Quaresmal do Cardeal-Patriarca de Lisboa
Misericórdia, a alma da Quaresma
Mensagem do Santo Padre Francisco para a Quaresma de 2015
Fortalecei os vossos corações (Tg 5, 8)
Apresentação do Programa da Pastoral Familiar 2014-2015
Programa e Calendário Diocesano 2014-2015
Exortação Apostólica Evangelli Gaudium do Santo Padre Francisco
Ao episcopado, ao clero, às pessoas consagradas e aos fiéis leigos sobre o anúncio do evangelho no mundo actual.
Mensagem de D. Manuel Clemente para a Quaresma 2014
Mensagem Quaresmal ao Patriarcado de Lisboa